O PODER DAS CORES NA DECORAÇÃO

Combinar cores de forma harmoniosa pode parecer uma tarefa desafiadora, mas existem algumas dicas e truques que ajudam a tornar essa escolha mais fácil e eficaz, trazendo resultados encantadores e surpreendentes. Confira nossas sugestões de como acertar na paleta de cores dos ambientes do seu lar.

O círculo cromático pode ser uma ferramenta muito útil para iniciar os seus estudos. Ele traz uma representação circular das cores do espectro de luz visível, organizado de forma a mostrar as tonalidades em uma sequência lógica, o que permite identificar as suas relações e contrastes. Eleja uma cor e, em seguida, utilize a roda para encontrar as tonalidades que melhor combinam com a nuance principal escolhida. Isso ajudará a manter a paleta de seus ambientes coesa e harmônica.

Para criar combinações interessantes ou adicionar energia ao projeto, as nuances complementares, que estão em lados opostos no círculo, são a melhor opção. Já para trazer sensação de unidade e equilíbrio, opte por um esquema harmonioso e suave formado pelas cores análogas – aquelas que estão próximas entre si. E se você busca vivacidade e um forte contraste visual, a escolha certa são cores tríades, que formam um triângulo equilátero na roda cromática.

Para quem busca por uma paleta mais discreta, o ponto inicial é definir como base uma tonalidade neutra, como preto, branco, cinza ou bege, e a partir disso adicionar outros tons mais suaves ou pastéis à composição. Desta forma, é possível obter um equilíbrio na combinação, tornando-a mais elegante e harmoniosa, perfeita para compor espaços minimalistas.

Recentemente incorporado à paleta de cores da Adesso, o padrão Sálvia, um verde de tonalidade amena, é a escolha ideal para levar o conforto e a calma da natureza para os ambientes. Elegante e atemporal, compõe perfeitamente com madeiras e cores terrosas ou acinzentadas. Também novidade na cartela, o acabamento Branco Diamante Essencial, associado à tranquilidade, pureza e a paz, oferece um efeito iluminador, que confere calma e concentração, trazendo requinte e sofisticação ao mobiliário.

O mais importante é lembrar-se de que a escolha das cores é pessoal e depende do gosto e estilo de cada indivíduo. Ao combinar, confie no seu instinto e experimente diferentes opções até encontrar aquela perfeita para você. E conte com a Adesso para materializar o seu projeto dos sonhos, com mobiliário personalizado e de alto padrão.

Mais Posts

Ver todos